ILHA KÓS, Grécia

Óoo férias... VOLTA!!!



Quem não deseja umas férias relaxadas onde o sol, mar sereno e ar de verão impera!??!
É pequena, simples mas maravilhosa! É assim a Ilha de Kós, na Grécia.
Esta ilha vulcânica está rodeada de outras maravilhosas ilhas (como Patmos, Kalymonos (famosa pela esponjas marinhas) e Plati onde mergulha em água cristalina) que podem ser visitadas de barco, e localiza-se próximo de Bodrum - Turquia, que também pode e deve ser visitada!
Na cidade Kós (tem o mesmo nome da ilha) encontra a típica Grécia! Com ruas estreitas, cheias de lojinhas, casinhas brancas com janelas azuis, e barcos turísticos no porto; mas é em seu redor que encontra as praias fascinantes de areia branquinha e um mar com uma temperatura maravilhosa!


Um pouco de Wikipedia
Kós (em grego: Κώς) é uma ilha grega do Dodecaneso, próxima ao golfo de Kós. Mede 40km*8km, e está a apenas 4km da costa de Bodrum, Turquia.
A ilha foi colonizada originalmente pelos carianos. Os dóricos invadiram-na no séc. XI a.C. e formou a Liga de Delos, expulsando os persas duas vezes. Em 366 a.C. a cidade de Kós foi construída, e logo depois a ilha tornou-se parte do império romano e do império bizantino. A ilha foi mais tarde conquistada pelos venezianos e venderam-na aos hospitalários de Rodes. Dois séculos depois encararam a ameaça de uma invasão turca e abandonaram a ilha. O império otomano governou kós durante 400 anos até transferi-la para a Itália em 1912. Na Segunda Guerra Mundial, a ilha foi tomada pela Alemanha Nazi até 1945, quando se tornou num protetorado do Reino Unido, e foi finalmente cedida à Grécia em 1947.
                                                                                                                              Info: wikipedia "



A VIAGEM...

O único plano era... relaxar durante 8 dias com sol, calor, praia e cerveja!! :)
Alguma pesquisa antes de irmos, reserva de viagem, hotel, transfer e um carro para 3 dias. Nada mais! O resto seria aventura!

Para comprar o bilhete de avião, fiz algumas pesquisas e o mais barato que encontramos foi pela Ryanair (partimos de Frankfurt Hahn porque dias antes estava em casa no sul da Bélgica).
No entanto, se vai viajar a partir de outro local ou não pretende fazer escala, proponho que pesquise voo em:








Copenhagen Image Banner 468 x 60






Para reservar o Aparthotel, fiz uma pesquisa em alguns sites e encontrei um que me agradou bastante, quer pelas fotos quer pelo preço! Ficamos no Giaklis Hotel por 270€/7 noites, um aparthotel completo e espaçoso, com todas as condições desejáveis. Para além disso, os espaços comuns (piscina, bar, etc) eram super agradáveis! Adoramos!






Pode pesquisar e reservar em:









Comprar bilhete de avião                  CHECK
Reservar hotel                                 CHECK
Pesquisar sobre Kós                         EM CURSO…




ILHA KÓS: locais a visitar e praias
************************************************************************************************************
Antes de mais, visite a ilha toda se tem carro / moto4 nestes dias!! Ela é pequena e é possível visita-la facilmente e aproveitar as praias dos diversos destinos.



Existem transportes públicos, no entanto, não fiz uso de nenhum.
Aconselho a alugarem carro em alguns dias, e em outros alugar uma moto4 (façam-no!! é barato e super divertido! :) adorei os dias de aventura na 'minha' moto4 amarela... )





Para facilitar os meus queridos forretas, apresento Kós por zonas :)




*****************************************************************************************
Cidade de Kós
Deve ser visitada de dia e de noite!! Principalmente na zona do mercado! É lindissima!
Pelo nome percebeu que a principal cidade da ilha é também chamada de Kós. Aqui encontra hotéis, restaurantes, discotecas e outros locais que se poderia esperar de uma cidade grande, apesar da cidade ter apenas cerca de 15mil pessoas.

Numa das entradas do porto de Kós, encontra um Castelo do Séc. XIV (Castelo de Kós ou Kastro tis Neratzias), assim, construído pelos Cavaleiros da Ordem de St. John para garantir a defesa eficaz da cidade e da ilha. Antigamente era uma pequena ilhota, conectada com a ilha de Kos por uma ponte.

Em frente ao portão principal deste castelo encontra o Plátano de Hipócrates, um templo de sonho no centro da cidade onde o médico diz ter sido o local onde ensinou. Este templo é  uma árvore antiga (com um perímetro de mais de 10m) que agora é em grande parte sustentada por andaimes por causa de sua idade. É muito bonita!!

Há também uma série de museus e institutos da cidade dedicada a Hipócrates que pode ser visitado ao longo da sua estadia.
Em redor da cidade encontra ainda uma série de ruínasbem 
como Asklepieion (monumento mais conhecido da ilha), onde Herodicus teria ensinado sobre a medicina de Hipócrates.

É na cidade de Kós que encontra a Marina. Está localizada na entrada sul da cidade, em frente à praça 7 de Março, muito perto da porta central.
É aqui que se deve dirigir para fazer algumas excursões de barco o que recomendo!! Faça pelo menos duas: uma às 3 ilhas principais de Kós e outra a Bodrum.
Garanto que não se vai arrepender :)





Aldeia de Platani
A pequena aldeia de Platani está localizada muito perto da cidade de Kós. É uma vila «antiquada» com algumas centenas de moradores, todos eles de origem turca, para que a vila deve o nome «Kermentes».
Adorei esta vila assim como os seus habitantes! Só estive lá à noite para jantar... foi das melhores refeições que fiz :)








Zia
MARAVILHOSO!!
Tem que visitar esta vila ao final da tarde e ver o por do sol!! Aqui encontrará muitas outras pessoas a fazer o mesmo! É simplesmente deslumbrante a visão que terá!
Uma vila querida com imensas lojinhas onde pode comprar pequenas lembranças para levar e um restaurante fantástico! Suba ao ultimo piso (piso terraço) e aproveite a paisagem acompanhado de uma refeição grega e um bom vinho!





Lambi
A curta distancia da cidade de Kós, a praia de Lambi estende-se por cerca de 1Km. Esta praia é muito popular, atraindo muitos turistas, graças à proximidade com a cidade e as suas instalações. Aqui também encontra restaurantes, desportos aquáticos.


Psalidi e Thermes
Situa-se entre Kós e Agios Fokas. Esta praia oferece imensos desportos aquáticos, no entanto tem imensos seixos o que é desagradável pelo desconforto que provoca nos pés.

Tem, ainda, a praia de Thermes. É uma praia de seixos para além da zona das termas com pedras vulcânicas quentes e água do mar, devido às nascentes de água mineral quente nas proximidades. Aqui, a temperatura da água elevada (40-45ο C) e contém quantidades elevadas de iões de cálcio, sódio, potássio, magnésio e enxofre, cloro, que os tornam adequados para a cura de reumatismo, artrite e doenças ginecológicas .














*****************************************************************************************   


Marmari
A minha zona preferida!!
Os hotéis e restaurantes de construção recente fazem de Marmari o local ideal para os que procuram e gostam de aliar conforto a umas boas ferias de verão junto a praias tranquilas. 
Mergulhos na praia, passeios a cavalo ou de bicicleta, ou simplesmente relaxar à sombra, são apenas exemplos do poderá fazer.



Tigaki
Fica a 12Km da cidade de Kós e tem uma bonita praia de areia de águas límpidas. A areia grossa e branca da praia forma um interessante contraste com o pequeno vale verde atrás da aldeia.
Tigaki tem apenas uma rua principal, com imensas tavernas e restaurantes, pequenas lojas, e alguns cafés e bares.
Gostei bastante de Tigaki! :)





Aldeia de Pyli
Pyli, a antiga cidade de Peli, é encontrada a uma distância de 15Kms da cidade de Kós e a 4km de Marmari.
Esta pequena cidade de 2.500 moradores permanentes está situado quase no centro da ilha, dentro de uma planície coberta de oliveiras e legumes. Muito engraçado para se conhecer.

Mastichari
A bela praia de Mastichari está situada a cerca de 22km da cidade de Kos. Nos últimos anos, a praia tem-se desenvolvendo rapidamente e é um destino muito popular para os turistas. Também a vila é super calma e óptima para almoçar: aconselho o misto de peixe no restaurante Kalimnos mesmo na rotunda em frente ao porto e a acompanhar um vinho branco da casa - O gatinho espera por um bocadito!






***************************************************************************************** 
Kefalos
Construída sobre uma colina na parte ocidental da ilha, Kefalos é uma bela cidade pequena, situada a sudoeste. Na antiguidade era a cidade capital da ilha, hoje ele conta com, apenas, +/- 2500 residentes.
Talvez por ser Setembro... mas achei-a demasiadamente serena.

Nesta zona encontra a Paradise Beach. É uma das praias mais famosas da Ilha de Kós por parecer um verdadeiro paraíso, com areia fina e branca e águas cristalinas. É extremamente bem organizada, com espreguiçadeiras, guarda-chuvas, desportos aquáticos e restaurantes com peixe fresco, grego e cozinha internacional.



Tem ainda a Magic Beach. É uma bela praia de areia fina, com o mar frio e calmo, muito mais calmo que as praias do litoral norte. Bem organizado, oferece aos visitantes várias facilidades para desportos nadar, apanhar sol e mar.




***************************************************************************************** 

Kardamena
A cerca de 32Km da cidade de Kós, Kardemena desenvolveu-se de forma espantosa ao longo dos últimos anos. É um dos destinos mais procurados, oferecendo óptimos hotéis, praia lindas e organizadas, lojas, restaurantes, bares e discotecas. O mar calmo e azul que se estende por 6Km de praia, é ideal para a prática de muitos desportos aquáticos. Uma vez em Kardamena visite as igrejas de Aghia Varvara (Santa Bárbara), Anargyroi Aghioi e a igreja dedicada à Virgem Maria.
É a zona onde encontrará os jovens que dormem de dia na praia e frequentam os bares toda a noite! :)





O QUE COMER
************************************************************************************************************

Experimente “tzatziki”, um tipo de paté de pato feito de iogurte, pepino ralado e alho, servido  como entrada. E, claro, a salada grega, com tomate ,pepino, paprika, queijo feta, cebola e azeitonas…
Em todos os cantos existem restaurantes... a escolha é vasta.
Infelizmente não recomendo nenhum em especial uma vez que a comida grega que é servida ao turistas não é tão ESPANTOSA como a que podemos comer em alguns restaurantes gregos (muito bons) que estão espalhados pela Europa.






EXCURSÃO
************************************************************************************************************
Ilha de Platti, Kalymnos e Pserimos

Todos os dias o barco Katerina faz excursão às 3 ilhas de Platti, Kalymnos, e Pserimos. A partida é feita às 10h00 de Kos Harbour Town, em frente ao bar Flamingo e regressa aproximadamente às 18h00.
A primeira paragem é feita em Pserimos onde pode ir nadar e relaxar antes do almoço. A paisagem é LINDA! O mar é FANTÁSTICO!
O almoço de churrasco é servido a bordo do Katerina (o almoço está incluído no preço do bilhete). De seguida, vai visitar a ilha de Kalymnos, que é conhecido como a Ilha Esponja. Aqui pode visitar a Fábrica Esponja. Também terá bastante tempo para olhar ao redor Porthia, a capital do Kalymnos. Aproveite para relaxar e beber uma cerveja grega.
Finalmente, o barco vai até Platti onde pode e deve mergulhar no azul claro do Mar Egeu. A paisagem é LINDA! O mar é FANTÁSTICO! Vai nadar com os peixinhos e ver flora! :)

Não esqueça do seu fato de banho, uma toalha, e uma camera fotográfica. Este é um dia para relaxar e tomar banhos de sol, e posso garantir-vos que este será um dos melhores dias de suas férias em Kós!!

Os preços variam entre 20€ e 30€ (dependendo do mês de visita).





Bodrum, Turquia
Em Kós apanhamos um Ferrie Boat e fomos para Bodrum, Turquia. O trajeto demorou apenas 40 minutos e custou aproximadamente 15€ por pessoa. (é obrigatório passaporte)
Bodrum é muito interessante!! Devem mesmo tirar um dia para lá ir!
Tem imensos restaurantes, lojinhas lindíssimas e uma praia onde pode relaxar e beber uma cerveja.
As pessoas são simpáticas e completamente habituadas a turistas e mulheres europeias. 

A moeda deles é a lira turca, mas pode-se utilizar Euros e eles dao o troco em Euros também. Aproveitar para levar € e comprar coisas (roupas, óculos, carteiras…) mais baratas!
Note que há mais que um barco a fazer este trajecto e o horário pode variar. No entanto, na sua maioria, a saída de Kós é às 9h00 e o regresso é feito às 16h00.





καλό ταξίδι!


4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, falta saber quanto custou tudo isto e em que data foram. Obrigada

Unknown disse...

Boa noite, estou pesquisando lugares para ficar em Kos, e gostaria de saber qual a melhor praia para ficar...vamos em casal, mas gostamos de agito também. Obrigada!

Viagens para Forretas disse...

Ola Elsa! Antes de mais aceite as nossas desculpas pela resposta tardia...
Estivemos em Kos 2 vezes nos últimos 3 anos :) - a primeira vez (esta que descrevo no blog - inicio de Setembro) ficou menos de 550€ por pessoa incluindo TUDO que possa imaginar (estadia, voos, excursões, carro, moto 4*4, alimentação...); a segunda vez - Julho - que la fomos ficou cerca de 700€ (incluído tudo). Desta vez ficou mais caro porque decidimos escolher um hotel em frente a' praia e com MP. Para alem disso abusamos mais nos restaurantes...tentamos ir sempre aos Top10 da lista do Tripadvisor.

Espero termos ajudado :)

Viagens para Forretas disse...

Quanto as melhores praias... não tenho a mínima hesitação: Marmari e Tigaki.
Enjoy!! :)

Enviar um comentário